Visitas de Aprendizagem

Um dia para se conectar com a realidade local do Rio de Janeiro, entender seus desafios e as soluções que estão sendo implementadas para enfrentá-los.

As Visitas de Aprendizagem serão também uma oportunidade de se conectar com outros Impact Minds, manter a troca de experiências e ir além dos contextos tradicionais.

Confira nesse material os locais que poderá visitar e se inscreva naquele que estiver de acordo com a suas expectativas.

As vagas para cada experiência são limitadas e serão consideradas por ordem de inscrição.

BANCO DA PROVIDÊNCIA

O Banco da Providência é uma organização social sem fins lucrativos fundada no Rio de Janeiro há mais de 60 anos e que vem contribuindo para redução da desigualdade social por meio do desenvolvimento humano, capacitação profissional e empreendedora para geração de trabalho e renda de mulheres e jovens em extrema vulnerabilidade socioeconômica.

A visita será uma experiência imersiva no Programa de Inclusão Social Produtiva de Mulheres. Os participantes poderão conhecer o espaço onde as atividades acontecem e as estratégias de atuação da organização.  Além disso, terão a oportunidade de colocar a “mão na massa” e vivenciar momentos de aprendizagem prática nas oficinas de capacitação.

Horário de saída: 8h (Hotel Prodigy)
Horário da visita: 9h30 às 14h30 (almoço oferecido no local)
Idioma: Português e Inglês
Recomendações gerais: roupas leves e sapato fechado
Vagas: 40 participantes

EMPREENDEDORISMO FEMININO DE BASE

SPECTACULU

A Spectaculu - Escola de Arte e Tecnologia é uma escola sem fins lucrativos, fundada em dezembro de 1999 no Cais do Porto do Rio de Janeiro. 

A escola é uma iniciativa da sociedade civil e tem a missão de formar e inserir no mercado de trabalho da indústria criativa os jovens das periferias do Rio de Janeiro.

Durante a visita faremos workshops mão na massa com os alunos, sobre contrarregragem e produção de adereços.

Horário de saída: 11h (Hotel Prodigy)
Horário da visita: 11h30 às 15h45 (almoço oferecido no local)
Idioma: Português e Inglês
Recomendações gerais: roupas leves e sapato confortável
Vagas: 40 participantes

FORMAÇÃO DE JOVENS

BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento e investimento, que apoia empreendedores por meio de investimentos (diretamente ou via agentes financeiros), além de serviços de estruturação de projetos e concessão de recursos não reembolsáveis ​​para incentivar projetos que promovam o impacto socioambiental.

A visita abordará duas iniciativas pioneiras de impacto:

  • Primeira chamada pública do BNDES Blended Finance, lançada em 2022, com foco em financiamento customizado e estruturas híbridas para apoiar projetos e programas relacionados à bioeconomia florestal, economia circular e desenvolvimento urbano.

  • BNDES Garagem, Programa de Aceleração de Startups, lançado em 2018, para apoiar startups de todo o Brasil e do ecossistema de inovação.

  • Horário de saída: 8h30 (Hotel Prodigy)
    Horário da visita: 9h30 às 13h00 (almoço oferecido no local)
    Idioma: Português e Inglês
    Vagas: 40 participantes

    NEGÓCIOS DE IMPACTO & BLENDED FINANCE

    FIOCRUZ

    A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), fundada em 1900, atua no desenvolvimento da saúde pública no Brasil, sendo considerada a maior referência de ciência e tecnologia em saúde da América Latina. Locais visitados:​

  • Castelo Mourisco: é o prédio-símbolo da Fiocruz. Nesse espaço o público pode contemplar uma belíssima arquitetura em estilo neomourisco.

  • Fábrica para produção da vacina contra a Covid-19: Com suas instalações expandidas, a fábrica tornou-se autossuficiente em todas as fases do processo de produção da vacina para a Covid-19.

  • Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 – Instituto Nacional de Infectologia: em resposta à pandemia da Covid-19, a Fiocruz construiu uma unidade hospitalar permanente totalmente informatizada, com 195 leitos de terapia intensiva, destinada a pacientes graves contaminados pela doença.

  • Horário de saída: 8h15 (Hotel Prodigy)
    Horário da visita: 9h às 13h
    Idioma: Português e Inglês
    Recomendações gerais: calça e sapato fechado
    Vagas: 20 participantes

    SAÚDE

    SINAL DO VALE

    O Instituto Sinal do Vale é um campus inovador que tem o objetivo de fomentar uma economia regenerativa que responda aos desafios contemporâneos, por meio do desenvolvimento de soluções práticas para a regeneração dos ecossistemas sociais e naturais.

    Durante a visita, os participantes terão a oportunidade de vivenciar o campus, participar de atividades como o plantio de mudas, conversar diretamente com a fundadora, Thais Corral, além de desfrutar de um delicioso almoço vegetariano.

    Horário de saída: 7h30 (Hotel Prodigy)
    Horário da visita: 9h às 13h30 (almoço oferecido no local)
    Idioma: Português e Inglês
    Recomendações gerais: roupas leves, sapato fechado e confortável para caminhada, protetor solar, repelente de insetos
    Vagas: 40 participantes

    ECONOMIA REGENERATIVA

    INSTITUTO TERRA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL (ITPA)

     O ITPA é uma organização ambientalista fundada em 1998 no interior do Estado do Rio de Janeiro. Hoje está presente em 13 municípios, com ações de proteção do clima, da biodiversidade e das águas. Conta com um Centro de Educação Ambiental e viveiro escola, no município de Miguel Pereira.

    Durante a visita os participantes poderão conhecer o trabalho da organização e participar da produção de mudas nativas da Mata Atlântica. 

    A equipe do ITPA já plantou mais de 4,5 milhões de árvores em parceria com centenas de proprietários rurais.

    Horário de saída: 8h (Hotel Prodigy)
    Horário da visita: 10h às 14h (almoço oferecido no local)
    Idioma: Português e Inglês
    Recomendações gerais: roupas leves, sapato fechado e confortável para caminhada, protetor solar, repelente de insetos
    Vagas: 40 participantes

    AGRICULTURA REGENERATIVA

    ÁGUAS DO RIO | AEGEA

    O Instituto Aegea é uma organização sem fins lucrativos de abrangência nacional, com a missão de induzir a qualidade ambiental, o desenvolvimento humano e a melhoria de vida da população nos municípios de atuação do Grupo Aegea, visando gerar impacto e prosperidade compartilhada por meio das melhores práticas socioambientais.

    Vamos visitar a Barreira do Vasco, comunidade atendida pela Águas do Rio, concessionária do Grupo Aegea, que buscou uma abordagem inovadora para garantir o acesso à rede de água potável na região. E o COI (Centro de Operações Integrada) da concessionária, onde se monitora em tempo real, 24 horas por dia, o abastecimento de água e a coleta e tratamento de esgoto nas 27 cidades no estado do Rio de Janeiro.

    Horário de saída: 8h (Hotel Prodigy)
    Horário da visita: 8h30 às 12h
    Idioma: Português
    Recomendações gerais: roupas leves e sapato fechado
    Vagas: 15 participantes

    * Essa visita de campo é patrocinada pela Aegea*

    ÁGUA E SANEAMENTO

    CIDADE DO SAMBA

    A visita será uma oportunidade de conhecer o universo das escolas de samba do Rio de Janeiro, mostrando os bastidores da criação do espetáculo e a história do nascimento do samba e do carnaval carioca.

    Além de visitar o espaço com o ambiente do carnaval e preparação das escolas de samba, os participantes farão uma oficina de dança e percussão.

    Horário de saída: 9h30 (Hotel Prodigy)
    Horário da visita: 10h às 12h
    Idioma: Inglês
    Recomendações gerais: roupas leves e sapato confortável
    Vagas: 30 participantes

    CULTURA

    PEQUENA ÁFRICA

    O projeto objetiva resgatar e dar visibilidade a história de africanos e afrodescendentes que desembarcaram no Brasil ou aqui nasceram na antiga região portuária do Rio. Batizada como Pequena África, a antiga região portuária possui importantes marcos culturais.

    A visita será uma aula in loco nesse espaço histórico, onde buscamos estimular o conhecimento da multiculturalidade na formação da sociedade brasileira.

    Todos o trajeto da visita é feito a pé. Essa visita não é recomendada para pessoas que tenham mobilidade reduzida.

    Horário de saída: 8h30 (Hotel Prodigy)
    Horário da visita: 9h às 11h30
    Idioma: Português e Inglês
    Recomendações gerais: roupas leves, sapato confortável para caminhada, protetor solar, capa de chuva caso esteja chovendo
    Vagas: 30 participantes

    * Essa visita de campo é patrocinada pela L'Oréal*

    CULTURA & DIVERSIDADE

    QUILOMBO CAFUNDÁ ASTROGILDA 

    O quilombo ocupa uma área do Parque Estadual da Pedra Branca, criado em 1974.

    A visita será uma trilha pela região, com o objetivo de conhecer a história local. Durante o trajeto acontecerão momentos de informações com os condutores do Quilombo

    Todos o trajeto da visita é feito a pé. Essa visita não é recomendada para pessoas que tenham mobilidade reduzida.

    Horário de saída: 8h (Hotel Prodigy)
    Horário da visita: 9h30 às 14h (almoço oferecido no local)
    Idioma: Português e Inglês
    Recomendações gerais: roupas leves, sapato confortável para caminhada, protetor solar
    Vagas: 40 participantes

    CULTURA & DIVERSIDADE